Saldo do PIS: Saiba como consultar o saldo do seu benefício

O Governo Federal já liberou as cotas do Abono Salarial para quem trabalhou ao menos um mês no ano base. Se você ainda não verificou o Saldo do PIS, para saber se recebeu o benefício, saiba que é possível fazer isso sem qualquer complicação.

Inclusive, muitos especialistas apontam que é melhor verificar o valor disponível antes de sacar, até para que o contribuinte consiga se planejar. Dependendo da quantidade de meses trabalhados no último ano, o cidadão pode sacar o salário mínimo de forma integral.

Esse dinheiro extra é perfeito para quem deseja colocar as contas em dia. Ou, quem sabe, investir em um novo projeto para obter bons rendimentos no futuro.

Continue lendo esse post e descubra:

  • Onde você pode consultar o saldo do PIS;
  • Passo a passo para fazer a consulta do PIS pela internet;
  • Passo a passo para consultar o PIS por telefone;
  • E muito mais.

Confira!

 

Onde é possível checar o Saldo do PIS?

Visando trazer mais facilidade para os contribuintes, o Governo Federal disponibilizou vários canais de atendimento para verificar o Saldo do PIS. Assim, você consegue saber o valor disponível com mais facilidade, e sem ter que enfrentar filas.

É possível consultar PIS:

  • No site da Caixa Econômica PIS;
  • Aplicativo Caixa;
  • Telefone da Caixa;
  • Agências bancárias da Caixa;
  • Terminais de autoatendimento da Caixa .

Assim, você terá ainda mais facilidade para consultar abono salarial e usar o dinheiro para organizar a sua vida financeira.

Passo a passo para consultar o Saldo do PIS pela internet

A maneira mais fácil e pratica de consultar se você tem direito ao abono salarial é através do site Caixa Econômica PIS. Nele é possível conferir o saldo, e até mesmo quando ele estará disponível para saque. Confira:

  1. O primeiro passo para consultar PIS é acessar o site da Caixa, clicando aqui;
  2. Caso você já tenha todos os seus dados de acesso, vá direto ao passo 12. Caso contrário siga os próximos passos;
  3. Informe o número do seu PIS (ele pode ser encontrado no Cartão do Cidadão ou na Carteira de Trabalho);
  4. Clique em Cadastrar Senha;
  5. Uma nova janela irá se abrir. Leia os termos e clique no botão Aceito;
  6. Você será redirecionado para um formulário. O ideal é que você tenha os seus documentos em mãos para facilitar o preenchimento dos campos;
  7. Agora, clique em Não sou um robô para fazer a verificação de segurança. Siga as orientações até confirmar a autenticidade do seu acesso;
  8. O próximo passo será criar uma senha. Ela precisa conter no máximo 8 caracteres, sendo números e letras. É recomendado que você não use dados pessoais;
  9. Repita ela no campo Confirmação de Senha Internet;
  10. Clique novamente em Não sou um robô para fazer a verificação de segurança e em seguida em Confirmar;
  11. Atualize a página ou acesse novamente o site da Caixa;
  12. Digite o número do seu PIS e a sua senha;
  13. Faça a verificação de segurança clicando em Não sou um robô e depois em OK;
  14. Você será redirecionado para a tela principal. Clique na aba PIS;
  15. Agora clique em Consultar pagamento.

Pronto! Se você tiver algum valor a receber do abono salarial, ele irá aparecer, juntamente com a data de liberação. Esse é um detalhe importante que você precisa prestar a atenção na hora da consulta, pois indica se o valor já está disponível, ou quando ele será disponibilizado.

Esse benefício é liberado conforme a data de nascimento do contribuinte. Ou seja, é preciso ficar atento para não perder a data.

 

Passo a passo para consultar o saldo do PIS pelo telefone

É muito comum que os sites dos Bancos e instituições do Governo fiquem fora do ar, impossibilitando a consulta PIS. Isso acontece porque, em alguns horários, o volume de acessos é muito grande e os mesmos não dão conta da grande demanda de pessoas que acessam a plataforma para fazer esse tipo de consulta.

Por conta disso, uma alternativa para saber o saldo do PIS é através do telefone. Importante, sempre tenha os seus documentos em mãos (RG, CPF, Cartão do Cidadão ou Carteira de Trabalho). Com eles em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Você deverá ligar para o número de atendimento da Caixa Econômica PIS, o 0800-726-02-07;
  2. A gravação irá informar as opções. Escute com atenção e selecione a de consulta PIS;
  3. Em seguida, informe os dados solicitados e aguarde.

Em alguns instantes a gravação irá informar se você tem algum valor disponível, e quando ele estará disponível para saque. Caso ocorra algum problema com a opção eletrônica, você também pode clicar na opção para falar com um atendente.

Ele irá perguntar algumas informações e informar se há ou não Saldo do PIS.

Mas atenção, é preciso ficar atento quanto ao horário de atendimento desse canal. No caso do atendimento pelos atendentes, o horário de funcionamento do canal é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Já opção eletrônica funciona 24 horas por dia, durante toda a semana.

Todo mundo tem direito ao abono salarial?

Não são todas as pessoas que tem direito ao abono salarial. Isso porque ele é um benefício concedido a quem trabalha sob regime CLT. Além disso, para ter direito a esse benefício, você precisa ter trabalhado ao menos um mês no ano de base.

Outro pré-requisito que poucas pessoas conhecer é que, para conseguir esse valor uma vez por ano, você precisa ter feito a inscrição no PIS/PASEP a pelo menos 5 anos. Fique atento que não é TER REGISTRO EM CARTEIRA por pelo menos 5 anos, mas ter registro no PIS/PASEP.

Por exemplo, para receber o abono salarial em 2018, você precisa ser registrado pelo menos desde 2013.

O benefício é válido, inclusive para temporários.

Conclusão

Muitas pessoas deixam de receber anualmente o abono salarial pois esquecem de consultar PIS. Mais do que um direito seu, essa é uma excelente oportunidade para quem deseja por ordem na vida financeira, mas, anda sem grana para isso.

Você terá um dinheiro extra que poderá ser usado como quiser. Em último caso, coloque ele na poupança e deixe ele rendendo um pouquinho todo mês. O importante é verificar o saldo do PIS para não perder o benefício.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixar o seu comentário.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *