PIS 2018: Saiba mais

O PIS 2018 já começou a ser liberado, mas muita gente ainda não conferiu se tem saldo na conta. Esse é um beneficio anual, que é concedido para quem trabalha com carteira registrada.

Ele é administrado pela Caixa Econômica Federal e tem como objetivo reunir fundos para benefícios sociais, tais como abono salarial, seguro desemprego entre outros.

 

O que é abono salarial PIS 2018?

 

O abono salarial PIS 2018 é um benefício liberado todos os anos pelo Governo Federal. Apenas pessoas que trabalham sob regime CLT, que tenham trabalhado ao menos um mês com registro no ano-base e que seguem outros pré-requisitos, podem usufruir desse benefício.

Ele foi instituído pelo Governo Federal na década de 90, através da Lei 7.998/90.

Quando o PIS 2018 começa a ser pago?

 

Para saber quando você poderá sacar o seu abono salarial, é necessário ficar de olho no calendário PIS 2018. Ele já foi liberado pela Caixa Econômica Federal, e mostra a data de liberação de recursos para os contribuintes nascidos de cada mês.

Confira abaixo:

Independentemente do ano de nascimento, o prazo para sacar o PIS 2018 é até 28 de julho de 2019. Por isso é importante ficar atento a tabela PIS.

Como consultar PIS 2018?

 

Além de ficar de olho no calendário, é importante consultar PIS 2018. Através dessa consulta, é possível saber quanto de abono salarial você tem a receber e se o valor está disponível para saque.

Visando agilizar esse processo para os contribuintes, o Governo Federal conta com várias ferramentas de consulta. Confira abaixo como conferir o seu benefício em cada uma delas.

Site Caixa Econômica Federal

Uma das maneiras mais fáceis de conferir PIS é através do site da Caixa Econômica Federal. Em poucos minutos você faz o seu cadastro e pode conferir todas as informações sobre o benefício.

O melhor de tudo é que você terá acesso a uma variedade de outros serviços. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o site do PIS 2018 da Caixa Econômica Federal clicando aqui;
  2. Agora, será necessário criar o seu cadastro. Comece informando o número do PIS. Ele pode ser encontrado no seu Cartão Cidadão, ou na própria Carteira de Trabalho;
  3. Agora, uma janela com os termos e condições do Contrato de Prestação de Serviço ao Cidadão irá aparecer. Role a página até o final e então clique em Aceito;
  4. Mais uma vez você será redirecionado para uma nova janela onde deverá preencher um formulário de cadastro. É importante ter seus documentos em mãos pois serão solicitadas várias informações, desde o nome da mãe até o título de leitor;
  5. O próximo passo é fazer a verificação de segurança clicando em Não sou um robô. Siga as orientações e clique em Confirmar;
  6. Agora você precisará criar uma Senha PIS. Ela precisa ter até 8 caracteres. O recomendado é não usar dados pessoas, como nome de familiares e datas de nascimento;
  7. Repita ela no campo Confirmação de Senha Internet;
  8. Faça a verificação de segurança clicando mais uma vez em Não sou um robô.
  9. Clique no botão Confirmar;
  10. Acesse mais uma vez o site da Caixa Econômica Federal PIS;
  11. Digite o número do seu PIS e a sua senha;
  12. Clique em Não sou um robô e em confirmar;
  13. Em seguida, clique em OK;
  14. Vá até a aba de PIS, clique nela e depois em Consulta a pagamento;
  15. Você será redirecionado para a tela de consulta PIS/PASEP.

Pronto! Agora você terá todas as informações relacionadas ao abono salarial, desde o valor disponível até a data de liberação do dinheiro.

Telefone

Muitas vezes, principalmente em datas próximas a liberação, o site da Caixa Econômica Federal pode ficar sobrecarregado. Nesse caso, uma das alternativas é consultar PIS pelo telefone.

Para isso, o passo a passo é bem simples:

  1. Tenha os seus documentos em mãos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Cartão do cidadão);
  2. Ligue para a Central de Atendimento Caixa Econômica Federal PIS no número 0800-726-02-07;
  3. Selecione a opção de consulta a abono salarial;
  4. Informe os dados solicitados.

Uma gravação irá informar se há valores disponíveis, e quando será possível sacar o dinheiro.

Aplicativo Caixa Trabalhador

Também é possível consultar PIS 2018 através do app Caixa Trabalhador. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Faça o download da Caixa Trabalhador no smartphone;
  2. Digite o número do seu PIS/NIS e toque em Acessar;
  3. Se você tiver algum valor disponível ele irá mostrar;
  4. Para saber o valor é só fazer o cadastro e pronto.

Essas são três alternativas que você pode usar para ficar por dentro do PIS 2018, e não ficar sem o seu abono salarial.

Como receber o PIS 2018?

Para dar mais facilidade para o contribuinte, o Governo Federal também possibilita que você saque o seu PIS de diferentes formas. Claro que antes é necessário consultar abono salarial, como nós ensinamos acima.

Tendo certeza que o benefício está disponível, você pode sacá-lo de uma das seguintes formas:

  • Contribuintes que são correntistas na Caixa Econômica Federal recebem o valor diretamente em conta. Ou seja, é possível usar o cartão de débito ou sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico;
  • Para quem possui o Cartão Cidadão e senha, também é possível sacar nas agências da Caixa, terminais de autoatendimento da rede bancária ou em qualquer casa lotérica;
  • Se você não tem o Cartão Cidadão, basta ir até uma agência bancária com o número PIS e um documento de identificação com foto.

Viu como é fácil sacar o seu PIS 2018? São várias possibilidades criadas pelo Governo Federal justamente para facilitar a vida do contribuinte.

Importante, você também pode usar os Canais da Caixa Econômica Federal para consultar outros serviços, como agências próximas e cotas PIS (que são diferentes do abono salarial).

Aproveite o PIS 2018 para regularizar a sua vida financeira, ou, até mesmo investir em um novo projeto. Esse dinheirinho fará toda a diferença.

Gostou desse post? Quer mais informações como essas? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais.

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *