PIS, você sabe tudo sobre ele?
A sociedade brasileira foi conseguindo alguns direitos com o passar das décadas, afinal de contas o Brasil deve acompanhar o desenvolvimento conforme ele acontece, certo?! E um desses direitos é o abono salarial, também conhecido como PIS.
Muitos já iniciam o ano buscando fazer um planejamento já contando com o dinheiro do abono salarial. Mesmo sendo um salário mínimo, o PIS, acaba por ajudar muitas famílias a complementarem sua renda e também até colocar em as contas da casa.
Ainda tem aqueles que usam o PIS para fazer o pagamento de algumas dívidas junto aos bancos ou operadoras de cartão de crédito, buscando reduzir o saldo devedor junto a essas empresas, pois querem deixar as contas em dia.
Perceba, que o abono salarial é ótimo benefício e fazendo o uso correto dele, dá para fazer várias coisas, desde que você pense muito bem onde irá usar o valor que irá receber.
O sistema de gerenciamento do PIS é bastante organizado, existe todo um calendário para pagamento que usa como referência o mês de nascimento, a ideia é organizar os pagamentos e manter um fluxo organizado de pessoas nas agências e caixas automáticos para realização do saque do benefício. Assim sendo, as pessoas podem ter mais tranquilidade para sacar o seu dinheiro.
Por fim, mas não menos importante, é preciso cumprir alguns requisitos para ter direito ao saque do PIS. Hoje nós iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, tudo de maneira objetiva e com uma linguagem simplificada facilitando assim o seu entendimento.
Quer saber mais sobre o como Consultar o PIS? Então confira mais detalhes no decorrer desse post completo sobre o benefício do PIS.
O que é o PIS?
O PIS (Programa de Integração social) é uma contribuição tributária que tem o caráter social, a ideia é financiar o pagamento de seguro-desemprego e o abono salarial. Isso vale para empresas privadas, mistas e públicas.
Existe também uma relação com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), por muitas vezes usasse PIS/PASEP. Em algumas situações, as pessoas inscritas no PIS recebem um benefício chamado abono salarial, que no caso, equivale a um salário mínimo.
É necessário também cumprir alguns requisitos, para receber o PIS. No entanto, por se tratar de elementos básicos, como você poderá ver mais adiante, grande parte da populaçao consegue garantir este benefício sem maiores problemas.
Não resta dúvidas que o PIS é importante para a sociedade e para o governo também. Uma vez recolhendo esse imposto da sociedade o governo consegue utilizar esse dinheiro para pagar o seguro-desemprego e também o abono salarial.
Ficou interessado e agora quer saber quais são os requisitos que deve ter para receber o Pis?
Então confira o tópico a seguir e veja quais são os requisitos necessários para garantir o seu direito a este beneficio.
Quais são os requisitos para receber o PIS?
Para receber o PIS, o trabalhador precisa estar inscrito no sistema gerador deste benefício há pelo menos 5 anos ou mais somente desta forma terá direito ao valor do programa.
As regras do abono salarial obrigam o empregado a ter trabalhado ao menos 30 dias, consecutivos, no ano anterior ao do recebimento do benefício. Nesse caso, é preciso ter registro em carteira, realizado por uma empresa, repartição ou mesmo firma, inscrita com o seu CNPJ.
A PJ (pessoa jurídica) precisa ter a RAIS entregue ao Ministério do Trabalho e também deve deixar claro que o trabalhador cumpriu o tempo de serviço. Isso é necessário para diminuir a chance de existir qualquer tipo de fraude.
A remuneração mensal do salário do trabalhador precisa ser até 2 salários mínimos no ano anterior.
Obviamente que se ultrapassar esse valor em parte do ano, ou seja, o empregado tenha ganho um salário de até dois salários mínimos por um período e em seguida um salário maior. Nesse caso, será preciso fazer uma média e ver se o valor ultrapassa dois salários mínimos, se passar não é permitido que se receba.
Esses requisitos são necessários, pois segundo estudo a maioria da população ganha somente até dois salários mínimos. E a partir do momento em que o governo libera o PIS, os beneficiários podem comprar bens e serviços, assim mantendo o comercio em constante mutação.
Além disso, é preciso ter algumas regras, pois também necessário que se diminua a chance de existir quaisquer fraudes. Afinal, sabemos que aproveitadores e pessoas que gostam de tirar vantagem, estão só na espreita e querem a todo custo receber algo que não os é de direito.
Alguns grupos de trabalhadores como as empregadas domésticas e os agricultores, infelizmente não têm direito ao PIS. Sabendo disso, caso você queira saber se poderá ou não receber o abono salarial, veja por esse link.
Como posso verificar se posso ou não receber o PIS?
Primeiramente é preciso que se cumpra os requisitos citados no tópico acima, porém pode ser que exista dúvidas. Nesse caso, existe a opção de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e se informar. Só que sabemos que lá existem filas e você poderá perder um tempo valioso e isso não é interessante.
Outra boa maneira de você consultar se terá direito a receber o PIS é saber a sua situação pela internet. Esse jeito é bem mais fácil e muito mais rápido que o anterior, pensando nisso abaixo veja o passo a passo:
Passo 1– Acesse o site da Caixa, através desse link.
Passo 2- Digite o número do NIS (PIS/PASEP) e se você for cadastrado a senha. Caso não tenha feito o cadastro da senha, basta clicar em “cadastrar senha” e proceder com o cadastramento da senha. Por fim, mas não menos importante, clique em não sou um robô.
Passo 3- Agora basta procurar a opção “FGTS” “ PIS” “SEGURO DESEMPREGO” e “ATUALIZAÇÃO CADASTRAL”. Bastando clicar em “PIS”, em seguida “Consultar pagamento”.
Se você tiver direito irá aparecer e você poderá fazer o saque de acordo com o mês do seu aniversário.
Calendário PIS
O governo brasileiro tem o costume de separar os pagamentos pelo mês de nascimento e com o PIS não é diferente. Portanto, para conseguir receber o abono salarial será necessário que você siga esse calendário.
Felizmente a Caixa disponibiliza essas informações pela internet e nós tivemos acesso. Sendo assim, vamos te informar sobre o mês que você terá acesso ao benefício.
Vale lembrar que indo antes do mês previsto para você receber, a Caixa não pagará o seu PIS. Portanto, tenha cuidado, siga o calendário e vá apenas no mês correspondente. Abaixo veja como está o calendário:
Nascido em | Recebem a partir de |
Julho | 27/07/2017 |
Agosto | 17/08/2017 |
Setembro | 14/09/2017 |
Outubro | 19/10/2017 |
Novembro | 17/11/2017 |
Dezembro | 14/12/2017 |
Janeiro | 18/01/2018 |
Fevereiro | |
Março | 22/02/2018 |
Abril | |
Maio | 13/03/2018 |
Junho |
Observando o data do seu mês de nascimento e em seguida o dia que estará disponível, é possível conseguir receber o PIS. Para fazer o saque será necessário apenas alguns passos e nós explicaremos no próximo tópico.
Vale apenas salientar apenas que não se atenha ao mês do seu nascimento e sim a data de recebimento. É importante relembrar isso, pois muitas pessoas acabam confundindo e não conseguem retirar o PIS.
Como posso sacar o PIS?
Primeiramente o dinheiro fica retido na Caixa e para retirar será necessário que se faça alguns procedimentos. Nada de muito especifico e também não é complicado, abaixo vamos explicar o que é preciso para fazer o saque do PIS. Veja:
Passo 1- Tenha o seu cartão cidadão
Passo 2- Se você atendeu todos os requisitos, então você receberá e para isso é preciso ver o calendário. Pois, nele estará a data que estará disponível com base no seu mês de aniversário.
Passo 3- Se dirija até uma agência da Caixa
Passo 4- No caixa eletrônico você inserir o seu cartão e a senha.
Passo 5- Dando tudo certo você consegue fazer o saque do PIS.
E se der errado o que eu faço?
Se você cumpriu todos os passos que citamos aqui e conferiu pela internet, o problema poderá ser com o seu cartão cidadão ou com a senha. Vale destacar: se o problema for um dos mencionados anteriormente é preciso cuidado.
Valerá a pena aproveitar que já está no banco, se dirigir ao Caixa e se informar sobre o que fazer. Poderá ser a sua senha que está incorreta ou desatualizada ou o seu cartão que está ruim, nesse caso os funcionários irão resolver o seu problema.
Uma última dica!!!
Os serviços da Caixa não permitem o saque o PIS pela internet e tampouco que se consulte em outros sites. Portanto, evite de acessar sites que peçam o número do seu cartão, o seu PIS ou NIS e opte sempre pelo site da Caixa.
Isso vale para todos os procedimentos que a Caixa faz sempre dê preferência pelo site e aplicativo oficial. Esses cuidados são necessários e nós vivemos a era dos crimes virtuais, portanto faça a opção por sempre ter cuidado.
Inclusive nosso site tem a intenção de prestar apenas as informações para você para facilitar o seu entendimento, mas as consultas são feitas sempre nos canais oficiais do PIS, Extrato do INSS, FGTS, Bolsa Família entre outros serviços que descrevemos aqui para vocês.