O Governo Federal já começou a liberar tanto o abono salarial, como as cotas PIS e, por isso, muitos trabalhadores já podem conferir o PIS desse ano.
Ambos os benefícios podem ser úteis para quem deseja pagar contas em atraso e colocar ordem na vida financeira. Isso porque, ao contrário do Fundo de Garantia, por exemplo, os valores podem ser utilizados conforme o contribuinte desejar.
Nesse post você irá aprender a consultar o saldo PIS, e a também, descobrir quem tem direito as cotas ou o abono salarial.
Confira!
O que é PIS?
O PIS é o Programa de Integração Social, que foi instituído pelo Governo Federal através da Lei Complementar nº 7/1970. Ele é uma contribuição social que as empresas precisam fazer que tem como principal objetivo financiar o pagamento do abono salaria, seguro-desemprego, bem como gerar receita para alguns órgãos e entidades públicas.
Esse benefício é destinado aos trabalhadores do setor privado. Existe uma contribuição parecida que é destinada aos servidores públicos, que é chamado de PASEP.
O PIS é administrado pelo Ministério da Fazenda. Já o pagamento das cotas e abonos salariais fica à cargo da Caixa Econômica Federal.
Qual a diferença de cotas PIS e abono salarial?
Muitas pessoas, ao PIS consultar acabam confundindo as cotas do programa com o abono salarial. Apesar de ambos os valores poderem ser consultados no site da Caixa Econômica Federal, eles não são a mesma coisa.
O abono salarial é um benefício concedido para trabalhadores que atuam sob regime CLT. Ele só é disponível para pessoas que trabalharam ao menos um mês no ano da base de cálculo, e que seguem todos os pré-requisitos do direito, como, por exemplo, ter pelo menos cinco anos de carteira.
Ele fia disponível todos os anos, e o valor varia conforme o tempo trabalhado no ano anterior. É possível que o contribuinte consiga até um salário mínimo completo.
Já as cotas PIS, são os créditos depositados pelos empregadores nesse fundo, entre os anos de 1971 e 1988 e que não foram sacados pelos trabalhadores. Ou seja, ele não é calculado anualmente, mas, sim, um valor acumulado para quem não fez os saques.
Ele só é disponível para quem trabalhou durante o período acima, e, que não sacou os recursos. É possível verificar isso através do Extrato PIS.
Como conferir o PIS?
Saiba que existem várias formas de consultar PIS. O Governo Federal, junto com a Caixa Econômica Federal, criou vários canais de consulta, justamente para oferecer mais facilidade para os contribuintes.
É possível conferir o PIS tanto nos caixas eletrônicos da rede bancária, como, também, pela internet, aplicativo e telefone. Ou seja, você terá várias possibilidades se quiser ficar de olho no seu benefício.
Para te ajudar, nós separamos alguns tutoriais rápidos para que você saiba como conferir o PIS sem complicações. Confira!!!
· Telefone
Uma das maneiras mais fáceis de consultar PIS é através do telefone de atendimento da Caixa Econômica Federal. Importante, você precisará ter os seus documentos em mãos, pois, durante o processo alguns dados serão solicitados.
- Primeiramente, ligue para a Central de Atendimento da Caixa através do número 0800-726-02-07;
- Escute as opções e selecione a referente ao pagamento do PIS, Cotas PIS ou abono salarial (conforme for o se caso);
- Serão solicitados alguns dados, informe eles e então aguarde a gravação informar o valor disponível.
Pronto! Agora você já poderá conferir o PIS. Em alguns casos, a gravação poderá não estar disponível. Se por ventura isso acontecer, selecione a opção de falar com um atendente e ele te passará todas as informações sobre valores disponíveis.
· Internet – Site da Caixa
Outra forma de consultar PIS é através da internet, através do site da Caixa Econômica Federal. Para isso você precisará criar uma senha PIS internet, seguindo o tutorial abaixo. Lembre-se de sempre ter em mãos o seu RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho (ou cartão do cidadão)
- Primeiramente você precisará entrar no site da Caixa Econômica Federal;
- Informe o número PIS/NIS, ele pode ser encontrado na sua carteira de trabalho, ou no próprio cartão do cidadão;
- Em seguida, clique em cadastrar senha;
- Uma nova janela irá se abrir com o Contrato de Prestação de Serviço ao Cidadão. Leia e depois clique em Aceito;
- Você será redirecionado para um formulário. Preencha todos os campos com cuidado;
- Clique em Não sou um robô;
- Siga as orientações do módulo de verificação de segurança e depois clique em Confirmar;
- Agora você precisará criar a sua senha PIS. Ela precisa ter no máximo 8 caracteres. O ideal é usar números e letras (maiúsculas e minúsculas). Além disso, não é recomendando usar senhas sequenciais (abc ou 123) nem dados pessoais (telefones, nomes de familiares, datas de aniversário entre outras);
- Repita a senha depois clique em Confirmar;
- Clique novamente em Não Sou um Robô e siga as orientações. Clique em Confirmar;
- Atualize a página ou acesse novamente o site da Caixa;
- Digite o seu PIS/NIS e senha;
- Clique em Não Sou um robô para fazer a verificação de segurança;
- Clique em OK.
Agora você já pode conferir o PIS pela internet, e ainda ter acesso a outros vários serviços.
· Aplicativo Caixa Trabalhador
Você ainda pode conferir o PIS através do app Caixa Trabalhador seguindo os passos abaixo:
- Baixo o Caixa Trabalhador na app store do seu celular;
- Digite o seu PIS/NIS;
- Toque em acessar;
- Você será informado se existe alguma cota ou valor disponível;
- Caso você deseje saber o valor, basta informar a sua senha e entrar no menu de PIS.
Viu como é fácil conferir o PIS? Em apenas alguns minutos você consegue saber exatamente o valor disponível, e quando será possível sacá-lo. Tudo isso sem precisar sair de casa. Assim, você não precisará enfrentar filas e terá mais facilidade no seu dia a dia.
Quer mais dicas como essa? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro das novidades!